» Como a menopausa pode afetar sua pele?

Como a menopausa pode afetar sua pele?

29 de junho, 2022

O ciclo menstrual das mulheres influencia diretamente na aparência da pele em praticamente todas as fases da nossa vida. Na adolescência, o excesso de hormônios intensifica a produção de sebo e o aparecimento das acnes. E à medida que envelhecem e entram na menopausa, a pele das mulheres também é impactada. 

Mas, assim como as outras fases da nossa vida onde nossos hormônios ficam a flor da pele, a menopausa passa. É um período que exige um certo cuidado extra com a pele, e é disso que vamos falar hoje!

O que é e quando acontece a menopausa?

A menopausa acontece com todas as mulheres durante a fase de climatério, a fase de transição do período reprodutivo da mulher para o não reprodutivo. Ou seja, a menopausa nada mais é do que o último ciclo menstrual de uma mulher e representa o término da ovulação feminina. Ela ocorre, normalmente, entre os 45 e 55 anos de idade, mas há também quem passe por essa fase aos 40 anos o que é chamado de “menopausa precoce”.

 Nesse período, ocorrem diversas mudanças no corpo da mulher e a pele está entre as afetadas. Com as alterações hormonais e a diminuição da produção de estrogênio, progesterona e fibras de elastina e colágeno a pele fica mais fina, frágil e ressecada. Pois, essa redução gera um aumento da flacidez, além da perda de elasticidade e tônus.

O desequilíbrio hormonal desta fase também deixa o rosto mais oleoso e sujeito à acne, além de ser a causa do aparecimento de pelos grossos sob o queixo e nas laterais da face. Também é comum o aparecimento de manchas e rugas quando a mulher fica muito tempo exposta ao sol.

Como minimizar os efeitos da menopausa?

Apesar de ser algo que acontece naturalmente com todas as mulheres, é possível amenizar os efeitos da menopausa com cuidados simples.

Com a redução de estrogênio e progesterona no organismo, a pele se resseca mais facilmente. Por isso é importante hidratar bem a pele e evitar tomar banhos muito quentes.

No rosto é importante utilizar produtos próprios para a região e que ofereçam além da hidratação, também uma ação antissinais. A nossa Linha Hidraderm Ciclos conta hoje com dois produtos que cumprem este papel.

O Creme Hidratante Facial Antissinais Hidraderm Ciclos foi especialmente desenvolvido com ativos antioxidantes para hidratar, reparar e proteger a pele. Indicado para todos os tipos de pele, ele tonifica e recupera a elasticidade, além de reduzir linhas de expressão e rugas. Para quem está passando pela menopausa, recomenda-se utilizar no mínimo duas vezes ao dia, já que a pele tende a se ressecar mais facilmente.

Além do hidratante, é importante apostar em um produto específico para a região dos olhos, já que esta área possui uma pele mais fina e sensível. O Creme Antissinais Contorno de Olhos Hidraderm Ciclos auxilia na redução dos sinais de idade, alisa o contorno dos olhos, reduz o volume das bolsas e proporciona olheiras menos visíveis. Com a pele limpa e seca, aplique o creme, de manhã e à noite, em todo o contorno dos olhos, incluindo a área das pálpebras. Massageie com movimentos suaves até total absorção do produto.

Ah, e não podemos nos esquecer que toda rotina de cuidados só está completa com um tratamento ideal para as necessidades da sua pele. Durante a menopausa, a pele perde sua firmeza e os sinais de envelhecimento aparecem com mais facilidade. Então, investir em séruns de tratamento como o Sérum Retinol Hidraderm Ciclos que ajuda a atenuar linhas de expressão e rugas finas é uma ótima opção!

Desenvolvido com Retinol-Like, ele ajuda a melhorar a vitalidade e aparência da pele, pois promove a proliferação celular e fortalecimento da barreira cutânea.  Aplique o Sérum Retinol sempre à noite no rosto, pescoço e colo, massageando cuidadosamente até total absorção do produto. 

De forma geral, na menopausa, recomenda-se também que a mulher busque praticar atividades físicas e manter uma alimentação rica em proteínas, fibras, ômega 3 e com baixo teor de açúcares. Isso ajuda a diminuir a perda de colágeno e devolver o tônus da pele.

Ah, e não se esqueça, em qualquer fase da vida: Proteção solar diariamente!

#cremes antissinais#flacidez na pele#menopausa#mudança hormanal#mulheres na menopausa#ressecamento facial#skincare para peles maduras
AUTOR

Camila Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

ArtigosRelacionados

There is no posts yet