» Dezembro Laranja| A importância de se cuidar

Dezembro Laranja| A importância de se cuidar

23 de dezembro, 2020

Com a chegada do verão a exposição ao sol aumenta significativamente, por isso, a campanha Dezembro Laranja vem para conscientizar a população sobre a prevenção e cuidado contra o câncer de pele.

Mas afinal, o que é o Dezembro Laranja?

É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que no último mês do ano promove o movimento Dezembro Laranja. Uma série de ações acontecem para conscientizar a população sobre a importância em prevenir e diagnosticar precocemente o câncer da pele – destacando a importância de fazer o autoexame e enfatizando os hábitos de proteção diários que podem ajudar a reduzir os riscos.

O câncer de pele é mais comum após os 40 anos, principalmente como resultado de exposições ao sol prolongadas sem uso de filtro solar durante a infância e adolescência.

Quais são os tipos de câncer?

Não melanoma:

O câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil, entretanto com menor mortalidade, porque possui alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente.

O câncer de pele não melanoma apresenta tumores de diferentes tipos, os mais comuns são:

O carcinoma basocelular, o mais comum e também o menos agressivo: se caracteriza por uma lesão (ferida ou nódulo), e apresenta evolução lenta;

O carcinoma epidermoide também surge por meio de uma ferida ou sobre uma cicatriz, principalmente aquelas decorrentes de queimadura. A maior gravidade do carcinoma epidermoide se deve à possibilidade de apresentar metástase.

Melanoma:

O câncer de pele melanoma é mais raro, porém o mais grave, pode evoluir rapidamente provocando metástase, ou seja, quando o câncer evolui para outros órgãos. Esse tipo de câncer é o mais grave!

Ele tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele e é mais frequente em adultos brancos.  

Pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.

Quais são os sintomas?

O câncer de pele aparece principalmente nas áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Os principais sintomas são:

  • Manchas que coçam, descamativas ou que sangram.
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
  • Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas.

Ao observar qualquer novo sinal na pele ou mudança em uma pinta ou mancha que já existia, deve servir de alerta para procurar um dermatologista. Existe um método que pode auxiliar no autoexame e identificar a doença no seu estágio inicial: ABCDE das pintas.

Fonte: Associação Brasileira de Dermatologistas

Quais são os fatores de risco do câncer de pele?

Como se prevenir?

Como aproveitar só o melhor do sol? Com Sunless.

Sunless é uma linha de proteção solar completa e testada dermatologicamente, com produtos de proteção para cabelo, corpo e rosto. Protegem contra a radiação solar dos raios UVA e UVB.

A radiação UVA tem um comportamento constante durante o dia e sua intensidade varia muito pouco. Ela representa 95% da radiação que atinge o corpo e o rosto, além disso é a principal responsável pelo envelhecimento acelerado, reações cutâneas (alergias) e pelo câncer da pele.

Já a radiação UVB tem um comportamento menor, porém é mais intensa entre as 10 e as 16 horas, sendo a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele e o câncer de pele.

É importante entender como funciona o FPS do seu protetor Sunless:

FPS 2 a 15: possui baixa proteção contra a radiação UVB;

FPS 15-30: oferece média proteção contra UVB;

FPS 30 | 40 | 50: oferecem alta proteção UVB;

FPS acima de 50: altíssima proteção UVB;

Os protetores faciais Sunless e o Pó compacto Sunless também possuem FPS 50, além de todos os outros benefícios, a formula do facial foi desenvolvida para proteção contra a luz visível. Aqueles produtos que não dá pra tirar da bolsa, não é mesmo?

Para a proteção solar das crianças temos versões especiais: Protetores Kids Sunless com FPS 50 e 60 e o Protetor Baby Sunless FPS 60, a versão kids conta com um cheirinho de Tutti Frutti e Maçã Verde, a versão baby é sem cheiro e hipoalergênica.

Os protetores Sunless além de prevenir contra a exposição solar, combatem o envelhecimento precoce, são antioxidantes, aliviam queimaduras solares, são resistentes ao suor e ajudam na prevenção do câncer de pele. Lembrando que o uso contínuo do filtro solar é apenas um dos comportamentos seguros para se evitar o câncer de pele.

Como nossos momentos ao sol não são poucos, Sunless abraçou todos eles, por isso Sunless é bom! Conheça também os Bronzeadores, Protetores labiais, Leave In, Pós Sol, e Protetor Sunless com repelente

O verão combina as coisas que a gente mais gosta, por isso curta muito, mas com consciência: use protetor Sunless, beba muita água, se proteja do sol e hidrate sua pele.

Sunless cuidando de você e da sua família durante 365 dias!

Fonte principal: Associação Brasileira dos Dermatologistas 

#cuidado#destaques#dezembrolaranja#farmax#proteçãosolar#sunless
AUTOR

Duda Azevedo

Marketing Farmax

ArtigosRelacionados