» Esfoliação: Quando, como e por que fazer?

Esfoliação: Quando, como e por que fazer?

29 de abril, 2022

Que a esfoliação ajuda na renovação das nossas células mortas já sabemos, mas os benefícios deste cuidado com pele vão muito além disso.

É importante lembrar que existe uma forma certa para aplicação do esfoliante, uma frequência ideal para cada tipo de pele e muitos outros fatores que irão definir se a sua esfoliação trará ou não resultados de milhões. Então, bora lá: 

Por que é importante esfoliar a pele? 

 Um aspecto saudável, luminoso, uniforme, macio e com toque sedoso? Sim, a esfoliação pode trazer tudo isso! 

 Sabemos como a poluição, as mudanças climáticas e o excesso de luz artificial e solar do dia a dia deixam nossa pele com uma aparência áspera, fosca, seca e cansada.  Os resíduos de poluição que ficam circulando no ar vão, aos poucos, se acumulando na pele, obstruindo nossos poros. Isso acaba criando uma camada que impede a absorção rápida e eficaz de cosméticos. Ou seja, com uma pele suja e com oleosidade acumulada seus produtos de skincare não serão tão eficazes.  

Por isso é tão importante incluir a esfoliação na sua rotina de cuidados com a pele, pois ela ajuda na renovação celular, estimula a circulação sanguínea, além de remover o excesso de sebo acumulado nos poros o que previne a formação de cravos e espinhas. 

 A esfoliação ajuda ainda a manter nosso tecido mais jovem, pois estimula a produção de novas células, o que traz uma textura mais homogênea para a pele.  

Mas, como fazer uma boa esfoliação? 

O primeiro passo é escolher um produto específico para a região que você deseja esfoliar. Ou melhor:  que sejam dois em um – como os Sabonetes Líquidos Esfoliantes Hidraderm .

Isso mesmo, nossos esfoliantes foram dermatologicamente desenvolvidos para serem aplicados tanto no corpo, quanto no rosto. Além de contarem com várias fragrâncias diferentes – tem de toda cor e para todo gosto!  

 Escolha feita, agora é partir para aplicação:  

PASSO 1: Aplique uma quantidade na mão ou em uma esponja e espalhe na área desejada em movimentos circulares e suaves (principalmente no rosto, hein!) 

PASSO 2: Massageie a pele por cerca de 30 segundos e depois enxágue bem. 

E pronto! Esfoliação feita. 


Depois da esfoliação é muito importante hidratar a pele, para que ela se mantenha macia e saudável, evitando o ressecamento.  E lembre-se de aplicar o protetor solar, hein! E se o intuito é pegar aquele bronze, espere um dia antes de se expor ao sol.   

Ah, e no inverno, a esfoliação deve ser feita com menor frequência para que a pele não perca a camada de gordura que a protege do frio. 

PS: Nunca esfolie sua pele se você estiver com acne inflamada ou algum corte ou ferida aberta. O atrito que a esfoliação promove poderá irritar a pele e agravar os problemas.  

Quantas vezes devo esfoliar minha pele? 

A frequência com que você deve esfoliar seu rosto e/ou corpo vai depender muito do seu tipo de pele e de como seu organismo vai reagir ao produto que você está utilizando. Com o tempo você encontrará o seu ritmo, mas até lá temos algumas recomendações para você:

Normal ou seca – uma a duas vezes por semana. As peles mais ressecadas renovam as células de forma um pouco mais lenta, além de acumularem uma grande quantidade de escamas na superfície do tecido 

Oleosas ou mistas – duas a três vezes por semana.  Se você tem esse tipo de pele a esfoliação será sua, isso porque ela auxilia na desobstrução dos poros o que reduz a formação de cravos e espinhas 

Peles maduras– duas vezes por semana, sempre com esfoliantes suaves. Com tempo nosso ritmo de renovação das células desacelera e é aí que a esfoliação poderá te ajudar. 

Atenção: É sempre importante ter o cuidado de não esfoliar demais, pois isso pode deixar a pele vermelha e irritada.  

Pele saudável e natureza segura: 

Outro ponto que precisamos falar quando o assunto é esfoliação, é sobre como a maioria dos esfoliantes do mercado prejudicam o meio ambiente, principalmente os ecossistemas aquáticos.

Muitas marcas utilizam microesferas de polietileno em seus produtos, que nada mais são do que microplásticos altamente poluentes. Quando essas substâncias chegam aos ecossistemas aquáticos, pequenos crustáceos e peixes são contaminados ao ingerirem estes resíduos. Mas, não dá para cuidar da pele, agredindo nossa natureza, né? 

Por isso, toda a nossa linha de Esfoliantes Hidraderm conta com grânulos biodegradáveis, feitos a partir de óleo de jojoba. Além de serem dermatologicamente testados, nossos esfoliantes também são livre de parabenos. Queremos que você mantenha sua pele limpa e saudável, mas o meio ambiente também 😉 

Conheça toda a nossa linha aqui:  

##hidratante##hidratantefacial##oleosidade##pelemista##peleoleososa##peleseca#esfoliacao#skincare
AUTOR

Camila Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

ArtigosRelacionados