» NA FARMAX SUSTENTABILIDADE É COISA SÉRIA: CONHEÇA NOSSAS AÇÕES

NA FARMAX SUSTENTABILIDADE É COISA SÉRIA: CONHEÇA NOSSAS AÇÕES

09 de junho, 2022

A má gestão de resíduos sólidos de uma empresa além de poluir o solo, o ar e lençol freático, também acarreta uma série de problemas socioambientais e de saúde. É preciso cuidar do nosso meio ambiente antes que seja tarde demais! Pensando nisso, em 2020, a Farmax iniciou uma mudança significativa na gestão da sua agenda ambiental. 

Desde então, estamos mais focados em reduzir e reutilizar os recursos que utilizamos na produção, diminuindo, assim, a quantidade de insumos descartados que precisam ser direcionados para a reciclagem. 

Nessa semana do meio ambiente, queremos compartilhar com vocês um pouquinho do que fazemos aqui dentro da Farmax.   

VOCÊ MUDA, O MUNDO MUDA  

A nossa abordagem ambiental se divide, basicamente, em seis eixos. Bora conhecer melhor cada uma delas? 

1. Ingredientes de origem responsável e “verdes” 

Pensando nos nossos clientes veganos e na alta procura por produtos naturais e  aumentamos nossos investimentos nesta área. 

Em 2021, lançamos a linha BeVeg, com fórmula vegana, livre de oxibenzona, PABA, parabenos, álcool, silicones e corantes. Isso significa que ela é segura para os recifes de coral. 

Essa é nossa primeira linha Eco Friendly. As nossas bisnagas são feitas de polietileno verde, um plástico produzido a partir da cana-de-açúcar que captura o gás carbônico durante sua produção. Além disso, utilizamos papel reciclado na cartonagem e na caixa de embarque dos produtos. 

2. Desperdícios e oportunidades de circularidade 

Queremos reduzir e reutilizar o máximo de recursos possíveis, evitando que as matérias-primas utilizadas em nossos produtos sejam incineradas ou enviadas para aterros sanitários, pois isso geraria emissões desnecessárias. Ao invés disso, podemos reaproveitá-las em outros produtos ou para geração de energia.
 
No gráfico abaixo temos a relação, em toneladas, dos materiais que conseguimos reciclar em 2021: 

3. Embalagem sustentável 

Um dos nossos projetos mais efetivos é a transformação e substituição das nossas embalagens por versões mais sustentáveis.

Realizamos pesquisas e testes, constantemente, para descobrir formas de simplificar a reciclabilidade e melhorar nossos processos. Contamos com uma fábrica interna de embalagens e utilizamos plásticos reciclados pós indústria em grande parte dos nossos frascos produzidos.

SELO EU RECICLO

Ainda pensando em formas de otimizar nossas taxas de reciclagem, voltamos nosso olhar para o que acontece com nossas embalagens depois que chegam na casa dos nossos clientes. 
 
O modo como estes consumidores descartam o nosso produto e para onde ele vai também é da nossa responsabilidade. Por isso, investimos na logística reversa de embalagens pós-consumo uma ferramenta que contabiliza, coleta e encaminha as embalagens descartadas para a destinação mais adequada de cada produto Farmax.   

Como acontece na prática?  

Como seria muito difícil localizar cada embalagem FARMAX descartada em todo o Brasil, fechamos uma parceria com a eureciclo, uma empresa que realiza compensação ambiental e possui parceria com várias cooperativas de reciclagem do Brasil, garantindo que 22% da quantidade de embalagens gerada em nossa empresa seja reciclada.   

A cada produto vendido, uma quantidade equivalente do material utilizado na embalagem é reciclada em um operador no Brasil. Nosso objetivo é compensar as quantidades de materiais plásticos e de papelão equivalentes as usadas em nossas embalagens e enviadas para casa de cada brasileiro. 

Supondo que são enviados 100kg de plástico para o Ceará, por mês, em vez de trazer todo esse material para nossa sede e dar a destinação adequada, a eureciclo compensa 22% (22 kg de plástico) em cooperativas do Ceará. Assim, conseguimos agir sobre os impactos ambientais que geramos em todo país.

4. Otimizar o uso de água 

Além da redução do consumo de água na produção e de desperdícios dentro da fábrica, estamos trabalhando para garantir o reaproveitamento de água de chuva e de efluentes tratados. 

Em 2021, iniciamos um diagnóstico de toda a parte de distribuição e consumo de água da fábrica, com foco no desperdício e melhoria da forma de captação e utilização. 

Ações internas de conscientização do uso de água também estão sempre em pauta. Além disso, o mapeamento do consumo, estudos da rede e ações corretivas são alguns exemplos de ações que realizamos, frequentemente, para conseguirmos melhorar o consumo de água na fábrica.  

5. Neutralidade em Carbono 

A emissão excessiva de dióxido de carbono na atmosfera vem provocando problemas e grandes impactos na natureza e na saúde das pessoas. Nós nos preocupamos com isso e buscamos soluções para reduzir os efeitos de nossas ações no meio ambiente. 

O nosso objetivo é restringir a utilização de energia exclusivamente renovável, como a eólica, a hídrica e a solar. Por isso, desde 2021 estamos certificados como empresa que utiliza 100% de energia de fontes renováveis no I-REC Registry. 

6. Educação ambiental 

Entendemos que devemos incentivar as transformações que queremos ver. Por isso, buscamos disseminar o conhecimento sobre conceitos ambientais entre os nossos colaboradores e na comunidade em que estamos inseridos.  

Promovemos, internamente, ações que despertam a importância de um meio ambiente saudável e geram mais qualidade de vida para todos. O objetivo dos próximos anos é expandir essas ações para a sociedade. 

#agenda ambiental da Farmax#selo eureciclo#semana do meio ambiente#sustentabilidade
AUTOR

Camila Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

ArtigosRelacionados

There is no posts yet