» Óleos essenciais para quando o mundo pesar

Óleos essenciais para quando o mundo pesar

26 de julho, 2022

Irritabilidade, falta de motivação, estresse e desanimo são sensações que tem feito parte do cotidiano do brasileiro de forma constante nos últimos anos. E especialistas tem estudado formas de amenizar estes sentimentos de forma orgânica e natural.  Um tratamento que vem se destacando é a aromaterapia 

O uso de óleos essenciais, substâncias aromáticas extraídas principalmente de flores e folhas de algumas plantas, na aromaterapia, traz melhoras no nosso humor e concentração. Muitas organizações de saúde já reconhecem o poder da aromaterapia como aliada a tratamentos tradicionais e em 2018 o Ministério da Saúde do Brasil colocou a aromaterapia na lista de “Práticas Integrativas e Complementares” do SUS. 

Sendo assim, bora ver quais óleos essenciais ajudam a mente em momentos de estresse e cansaço do dia a dia? 

Para que servem os óleos essenciais?

Antes de vermos quais óleos são indicados para cada situação da nossa vida, é preciso entender o que eles são, certo? 

Bom, os óleos essenciais possuem uma ampla gama de propriedades curativas, podendo ser utilizados para estimular a regeneração celular, aliviar dores, equilibrar disfunções emocionais e até mesmo combater bactérias, fungos e outras formas de infecções. Além de proporcionar alívio do estresse, aumento de energia e da concentração mental que é o foco deste artigo. 
 

QUARTETO FANTÁSTICO:  conheça os principais óleos essenciais calmantes 

Para você que tem passado por momentos estressantes e está com a ansiedade gritando nos últimos dias, separamos uma listinha de óleos que podem te ajudar a amenizar estes sintomas:  

ALECRIM – O alecrim tem propriedades analgésicas e estimulantes que atuam na redução do cansaço físico e mental, na reorganização do foco e na concentração.  E o Óleo Essencial de Alecrim Farmax traz todos estes benefícios em sua composição. Com aroma herbáceo, refrescante e estimulante, em certa medida semelhante ao da cânfora, ele traz sensação de contato com a natureza. Auxilia no alívio das dores de cabeça, dores musculares, cansaço mental e também pode ser usado no tratamento contra caspa. 

LARANJA DOCE Em períodos de tensão e muita seriedade, a laranja doce chega para deixar tudo mais leve! Com um aroma cítrico, fresco e intenso, com fundo meio adocicado e levemente amargo, o Óleo Essencial de Laranja Doce será seu melhor aliado. Ele ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade, eleva o humor e aumenta a concentração. Não é perfeito? 

LAVANDA – Sabemos como os óleos de lavanda é um dos mais coringas da natureza, sendo usados em diversos tratamentos (corporal, capilar e aromático). Quer combater o estresse, a fadiga e a insônia com um único óleo? Pois, não precisa mais procurar! O Óleo Essencial de Lavanda Farmax te auxiliará na melhoria da sua rotina do sono, aliviará o cansaço e o estresse, além de ser excelente para massagens relaxantes. Com aroma floral e adocicado, ele é conhecido por suas propriedades relaxantes. 

LIMÃO – Um dos mais poderosos adstringentes que existem, o  Óleo Essencial de Limão Farmax também te ajudará a colocar a mente nos trilhos naqueles momentos em que faltar concentração e foco no trabalho. Com aroma fresco e cítrico, ele auxilia no combate a depressão e esgotamento mental, além de prevenir inflamações na garganta e infecções em geral.  

Como incluir os óleos essenciais na sua rotina?

Para todos esses óleos uma boa opção de uso é pingar cerca de dez gotas em difusores elétricos de ambiente antes de começar a trabalhar, estudar ou executar qualquer tarefa que te exija atenção máxima.  Os óleos essenciais também podem ser diluídos em óleos carreadores (óleos vegetais) e aplicados diretamente na pele ou no cabelo. 

Outro jeito de incluir os óleos essenciais na sua rotina é usar um colar difusor. Existem vários modelos no mercado e são muito fáceis de usar. Basta pingar duas gotas do óleo essencial de sua preferência em um algodão pequeno e inseri-lo dentro do colar. Você pode usá-lo por até duas horas e deve trocar o aroma a cada dois a três dias.  

Já conhecia os benefícios dos óleos essenciais? Tem alguma dúvida sobre eles?  

Conta para mim! 

#ansiedade#aromaterapia#concentracao#oleos essenciais#oleos essenciais calmantes
AUTOR

Camila Machado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Estamos felizes por você ter escolhido deixar um comentário. Lembre-se de que os comentários são moderados de acordo com nossa política de privacidade.

ArtigosRelacionados

There is no posts yet